Vitória em Aljustrel deixa barranquenhos a dois pontos da liderança
O Barrancos Futsal venceu na passada sexta-feira a formação do Mineiro Aljustrelense, actual líder do campeonato, por 4-2 em jogo a contar para a 12ª jornada do campeonato distrital de futsal.
O pavilhão municipal de Aljustrel foi o palco de um dos jogos mais esperados da fase regular do campeonato distrital. De um lado estava a equipa da casa, o Mineiro Aljustrelense, actual líder da prova e já com lugar garantido nos Play-off, enquanto do outro encontrava-se a formação barranquenha, segunda classificada a apenas uma vitória de assegurar matematicamente também ela a presença na derradeira fase da prova.
Cedo ficou claro que o Barrancos Futsal iria tentar contrariar o favoritismo da equipa da casa. E isso ficou patente logo no primeiro lance de ataque dos forasteiros. Ao minuto um, Zé Luís pegou na bola já no meio campo do Mineiro, avançou pelo lado esquerdo do ataque barranquenho e, de ângulo muito apertado, bateu com muita calma e classe o guarda-redes da casa. Estava feito o primeiro da partida.
Esperava-se então uma reacção normal à desvantagem por parte dos homens de Aljustrel, mas esta revelou-se sempre muito pouco esclarecida, principalmente na zona de finalização, uma vez que os de Barrancos fechavam muito bem o caminho para a sua baliza e, quando não o faziam, o guarda-redes raiano respondia sempre à altura dos acontecimentos. Foi assim até ao minuto 10, altura em que Zé Luís pegou novamente na bola e decidiu, depois de boa jogada individual, oferecer o golo a André Bento, recém entrado na partida.
A perder por dois golos, o Aljustrelense adoptou uma postura ainda mais ofensiva, assentando o seu jogo em constantes bolas dirigidas para o pivô e nos remates de meia distância. Enquanto o Aljustrelense atacava, o Barrancos Futsal demonstrava uma boa postura defensiva combinada com rápidas saídas para o ataque, das quais resultaram algumas boas oportunidades de golo, a melhor delas desperdiçada por Milton quando faltavam apenas 27 segundo para o intervalo.
Para a segunda metade esperava-se uma formação da casa disposta a tudo para alterar o rumo dos acontecimentos. Mas não foi isso que sucedeu. O Barrancos Futsal voltou novamente a entrar bem na partida e logo aos dois minutos marcou o terceiro golo, obra de Zé Luís numa rápida jogada de contra ataque.
A perder por 0-3, o Mineiro tentou reagir mas uma vez mais não conseguia entrar na bem organizada e motivada defesa do Barrancos Futsal. À passagem do minuto sete surge o quarto golo barranquenho. Zé Luís viria a apontar o seu terceiro tento na partida ao executar com êxito um livre descaído para o lado esquerdo do ataque barranquenho.
Com quatro golos de vantagem e uma exibição que até à altura parecia quase perfeita, os jogadores do Barrancos Futsal começaram por dar mais espaço ao Aljustrelense e ao minuto 10 sofreram o primeiro golo, produto do pé esquerdo de Tiago Nicolau.
O golo sofrido alertou os barranquenhos e impediu que o Aljustrelense factura-se na fase que se seguiu ao tento de Tiago, a melhor da equipa da casa em todo jogo.
O segundo do Mineiro e último da partida surgiu já ao minuto 18, por intermédio de João Rui, numa recuperação de bola a meio campo da formação raiana. Até final o resultado não viria a sofrer alterações, o que permitiu ao barranquenhos saírem vitoriosos de um dos redutos mais difíceis do campeonato.
Com os três pontos conquistados em Aljustrel o Barrancos Futsal soma agora 22, menos dois que o seu adversário nesta partida, que conserva a liderança da prova à partida para a 13ª jornada.
Na próxima ronda, os pupilos de João Mário Caçador deslocam-se ao pavilhão de Santa Maria, em Beja, para ai defrontar o GDC Alcoforado, actual sexto classificado do campeonato distrital de futsal, da Associação de Futebol de Beja.